
Alguns hábitos obrigatórios para criar filhos sérios e saudáveis:
1. Comunique!
Hoje em dia a vida é tão atarefada que quase não há tempo para falar com os filhos sobre o seu dia. Mas, se quisermos ter um bom relacionamento com os nossos filhos, temos de arranjar tempo para falar com eles e para nos interessar por eles. Senão, repito SENÃO, mais vale não tê-los.
2. Elogie!
Criticar é fácil, sempre que as suas notas não são tão altas como esperávamos, ou quando fazem algum disparate lá em casa. Então e quando se portam bem e desempenham determinada tarefa com sucesso? Ah pois...aí há que elogiá-los! Aí merecem uma palavrinha de contentamento e agrado. Experimente, e vai ver como eles vão sentir-se recompensados quando fazem as coisas como deve ser.
3. Não minta!
Sempre que mentimos, estamos a trair a confiança dos nossos filhos. É tão bom quando os filhos confiam em nós e sabem que a nossa palavra é verdadeira. Também eles, vão poder ter um modelo para seguir bem de perto e vir também eles a ser pessoas de palavra; pessoas confiáveis, o que é extremamente importante para o seu sucesso profissional.
4. Perdoe sempre que o filho estiver arrependido!
Se o filho fizer uma asneira e estiver genuinamente arrependido, como pais devemos sempre perdoá-lo e confirmar o nosso amor por ele. Desta forma não será difícil para ele, voltar a pedir perdão quando assim for necessário. E perdão, nos tempos que correm, é uma palavra tão escassa, mas tão bonita e tão poderosa!
5. Saiba também pedir perdão!
Se o pai ou mãe fizer uma coisa errada, ou se um deles estiver zangado sem razão, deve procurar um tempo oportuno para pedir perdão ao filho. Custa um pouco, mas vale a pena! Os filhos respeitam os pais que admitem as suas falhas e é bom para eles verem que os pais não são perfeitos!
6. Tenha algumas regras!
As crianças sentem-se mais seguras com algumas regras. Mas com certeza que por vezes vão querer testar se as regras realmente funcionam e qual é o castigo de não cumpri-las. Explique sempre a razão das regras existirem e que são para o bem dele, nunca para impedir que se divirta.
7. Escolha um castigo apropriado quando a regra é desobedecida!
Pense bem no castigo e comunique-o ao seu filho. O castigo deve ser suficientemente duro para ele não volte a desobedecer a regra, mas não deve causar danos físicos ou emocionais. O castigo deve depender da idade do filho-por exemplo, podia dar uma palmada a uma criança pequena mas para um jovem isto já não será tão apropriado.
8. Não mime demais os filhos!
Não dê tudo que os filhos querem, nem todo o dinheiro que pedem. Antes é melhor que eles aprendam a esperar pelas coisas que querem, de forma a valorizá-las mais e conhecer as dificuldades da vida.
9. Cuide da auto-estima do seu filho!
Todos nós somos sensíveis às palavras dos outros, e em particular as crianças. Se o filho tem uma baixa auto-estima por causa de sua aparência ou personalidade, nós como pais devemos fazer tudo para lhe comunicar palavras de aceitação e amor. Ensiná-lo também a melhorar onde houver falhas, será de grande ajuda para ele.
10. Não tenha favoritos!
Do passado até ao presente têm sucedido problemas terríveis por causa de rivalidades e ciúmes resultantes de situações em que pais têm amado mais um filho do que outro. Cuidado! Faça um esforço para amar todos os filhos igualmente e ser justo com cada um.
imagem: jucapcentraldeagostinhoporto.ning.com
Sem comentários:
Enviar um comentário